terça-feira, 13 de julho de 2010

Apocalipse - Parte 1 ( Do capítulo 1 até o 4 )

por: Jonas Ferreira

Em meus próximos textos vou tentar interpretar as escrituras do livro de apocalipse parte a parte.

O livro de Apocalipse é de difícil compreensão pôs o autor faz largo uso de imagens, simbolismo e números misteriosos. No livro de apocalipse João , o autor, tenta fazer com que os governantes da época não percebam o que está sendo dito, logo, nesse texto apoio o uso da sola scriptura em alguns pontos,pôs ele usa de símbolos do antigo testamento.

Apocalipse ( capítulos 1-3 )


De principio podemos observar as sete igrejas de apocalipse, que são:

- Pérgamo
- Tiatira
- Sardes
- Filadélfia
- Éfeso
- Esmirna
- Laodicéia

Através desses primeiros capítulos podemos observa que a missão de João era escrever o livro de apocalipse para toda a igreja, convidando-as para a conversão.
João deixa transparecer que o que ele escreve é a primeira parte do livro, a segunda parte, ou seja, a resposta, a continuação, é da igreja. Como a igreja responderia a carta de João, com testemunhos, com evangelização.

Apocalipse - Deus governa a história ( capítulo 4 )

João apresenta Deus como rei e juiz da história que governa a história ( trono ), mas seu reino é dirigido pelo amor e pela misericórdia ( arco-íris, Gn 9,13 ), pois Deus só quer a vida: ele é santo e transcendente. ( brilho das pedras preciosas)

O povo de Deus( vinte e quatro anciões ) participa do governo da história( tronos ), da vida do ressuscitado ( veste Branca ) e da sua vitória ( Coroa ).

Deus age continuamente na história, intervindo a favor do homem ( relâmpagos, Vozes, Trovões, Ex 19,16), dando vida a todos os seres ( sete espíritos) e governando todos os os povos (mar de vidro).

Através desse trecho podemos dizer que ciência e religião devem andar de mãos dadas, pôs a ciência diz que foram um conjunto de fatores que fizeram vir a ter vida no planeta terra, podemos citar que Deus foi quem conciliou esse conjunto de fatores e assim tornando possível a vida sobre a face da terra. Pôs Deus age continuamente, na história intervindo a favor do homem.

Os quatro seres vivos simbolizam a criação ( o número quatro indica também totalidade,as criaturas testemunham que Deus sem cessar de modo vigilante ( olhos ) e rápido ( asas).

As criaturas louvam a Deus, reconhecendo-o como o senhor da história.

Nenhum comentário:

Postar um comentário