quarta-feira, 14 de julho de 2010

Quem é Satanás?

POR: Eduardo Amaral

Alguns religiosos e críticos da interpretação bíblica que leva à asseverar a existência de Satanás tipicamente citam o texto de Isaías 14 ou de Ezequiel 28:11-19, na tentativa de argumentar que, em vez de o autor do texto referir-se ao diabo, discorre a respeito tão-somente do rei Tiro ou da Babilônia.

Todavia, outras passagens das Sagradas Escrituras realçam o entendimento da Bíblia no trecho destacado no parágrafo anterior. Esses trechos revelam o propósito do uso de expressões e características que a princípio parecem ser direcionadas apenas a um humano.

"Veio mais a mim a palavra do Senhor, dizendo: Filho do homem, levanta uma lamentação sobre o rei de Tiro, e dize-te: Assim diz o Senhor Deus: Tu eras o selo da perfeição, cheio de sabedoria e perfeito em formosura. Estiveste no Éden, jardim de Deus; cobrias-te de toda pedra preciosa: a cornalina, o topázio, o ônix, a crisólita, o berilo, o jaspe, a safira, a granada, a esmeralda e o ouro. Em ti se faziam os teus tambores e os teus pífaros; no dia em que foste criado foram preparados. Eu te coloquei com o querubim da guarda; estiveste sobre o monte santo de Deus; andaste no meio das pedras afogueadas. Perfeito eras nos teus caminhos, desde o dia em que foste criado, até que em ti se achou iniqüidade. Pela abundância do teu comércio o teu coração se encheu de violência, e pecaste; pelo que te lancei, profanado, fora do monte de Deus, e o querubim da guarda te expulsou do meio das pedras afogueadas. Elevou-se o teu coração por causa da tua formosura, corrompeste a tua sabedoria por causa do teu resplendor; por terra te lancei; diante dos reis te pus, para que te contemplem. Pela multidão das tuas iniqüidades, na injustiça do teu comércio, profanaste os teus santuários; eu, pois, fiz sair do meio de ti um fogo, que te consumiu a ti, e te tornei em cinza sobre a terra, à vista de todos os que te contemplavam. Todos os que te conhecem entre os povos estão espantados de ti; chegaste a um fim horrível, e não mais existirás, por todo o sempre".

Na exposta passagem, é demonstrado um agrupamento de informações e fatos que de um certo modo divergem entre si. Há um conjunto de informações concernentes à queda de Satanás e também avisos enviados ao rei Tiro (o qual era humanos, angelical, não). Portanto, é notório que consta nesse trecho dados de diferentes momentos e locais, os quais não são apresentados de modo linear, como a paupérrima lógica e razão humanas inclinam-se a pensar.

Deus não está contido da dimensão do tempo, porquanto Ele é um ser transcendente, logo Javé não necessariamente inspirou o profeta a proferir dizeres relacionados apenas com a situação temporal e com as circunstâncias nas quais seu servo se encontrava. Qualquer pessoa encontrará uma numerosa quantia de "erros" nas Escrituras ao interpretá-la com o uso do limitado e presunçoso raciocínio humano.

Por outro lado, ao consultar o texto de Isaías 14, veremos que o mesmo relata no tocante ao rei de Babilônia; entretanto, relata quem se mantém oculto por trás desse rei: "Lúcifer" ou "Portador da Luz".
Contribuindo com a interpretação desse texto, vale frisar as passagens de 1 Timóteo 3:6, no qual está escrito: "para que não se ensoberbeça e venha a cair na condenação do Diabo". O que afere a idéia de que o pecado de Satanás foi a soberba.

Em Lucas 10:18 é declarado pelo Senhor Jesus: "E disse-lhes: Eu via Satanás, como raio, cair do céu.". O que elucida ainda mais os textos ora explanados.

Em Apocalipse 12:9 é revelado: "E foi precipitado o grande dragão, a antiga serpente, que se chama o Diabo e Satanás, que engana todo o mundo"., o que confere a Isaías 14:15 uma notável evidência de que Satanás foi mencionado nele foi mencionado. Leia o que sentencia o texto: "ao mais profundo do abismo" (Is 14:15), o qual é o destino de Satanás.


Um trecho em que ocorre um caso similar a Isaías 14 e Ezequiel 28, é Mateus 16:23. Nele, lemos: "Ele, porém, voltando-se, disse a Pedro: Para trás de mim, Satanás, que me serves de escândalo; porque não compreendes as coisas que são de Deus, mas só as que são dos homens." Do mesmo modo que acontecera aos reis, Jesus falara com Pedro, inclusive, aludiu-se a Satanás, o qual estava o influenciando de sorte que Pedro dissesse palavras tortuosas.




Leia mais: http://www.respondi.com.br/2010/06/satanas-lucifer-rei-de-tiro-ou-de.html#ixzz0tgdc8VXC

http://www.respondi.com.br/2008/12/pode-lucifer-ser-estrela-da-manha.html

http://www.respondi.com.br/2005/05/quem-so-os-anjos-cados.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário