sexta-feira, 9 de julho de 2010

Bem e Mal

por: Jonas Ferreira

O ser humano tende a acreditar que tudo tem o seu oposto, esse conceito é o famoso maniqueismo, através desse mesmo podemos entender que existe o doce e o salgado, a luz e a escuridão, mas será que convém ao ser humano criar as regras que definem Deus ?

Pôs através do maniqueismo temos também Deus e Diabo, seria um o oposto do outro.

Todos sabem que as peças humanistas do século XV influência até hoje em pensamento de muitos.

Mas perai, vamos ir mais fundo, dentro de maniqueismo podemos também observar Céu e inferno, equivalendo ao Diabo é o inferno, fruto de ideais maniqueistas.

Eu não digo propriamente que Diabo não existe, mesmo porque eu mesmo posso ser ele. Porém posso também ser santo, tudo depende dos meus atos.

Se você tenta uma pessoa a fazer um ato ruim, você é o Diabo nesse momento, se você oferece a uma pessoa coisas boas, você está sendo santo nesse momento.


Jogando no contexto bíblico, Deus criou todas as coisas, e Deus é amor, e nunca ia querer mal a seus filhos.

Muitas pessoas não conseguem entender essa teoria, pôs dizem que as pessoas ruins ficariam sem punição, porém eu te garanto, quem planta vento colhe tempestade. Tudo o que você desejar para os outros , volta em dobro para você.

Resumindo, através desse tento mostrar que o maniqueismo pode ser sim usado para coisas humanas, para conceitos humanos. Porém a interrogação da vez é , será que é possível tentar definir Deus e suas divinas criações através dela ?

Nenhum comentário:

Postar um comentário